Life is like a coin. You can spend it in any way you wish, but you can spend it only once.


Estado de Espírito

How do I feel? The current mood of mlpsaraiva at www.imood.com



Yahoo! Avatars


Esse eu apóio









[Blue Ribbon Campaign icon]


Os Cultistas

Abestados
Lilith Affair
Eternamente
Olhares de Lírio
Tábula rasa
Letras Mortas
Agenda de Sabine
O Edifício
Lugar Feliz
Tyler Durden's journal
High Fidelity
Noites na Cidade
No Mundo da Lua
Aldeia Irredutível
Given to Fly
Coredump
Urbi et orbi
Bellum sine bello
Norte Navigator
InternETC
Caiu na Rede



Os Poseurs (Fotologs)

Caleidoscópio - o MEU fotolog
Swing Addiction - MEU outro Flog
Filhota
Leleios
Luana & Gavlês
Primão
Little John
Thais
Nika in London
Sean
Adriana
Tithia
Lilian
JJ
Gisele
Péuna
Bia
Silvinha
Flog de Tattoos






Fontes de (des)Informação

Taperouge
Cocadaboa
Mundo Perfeito
Gardenal.org
Cinemascópio
Darkroom People
O Fenomeno


Fontes de poder







^Odin^ 938262



This site is powered by the ICQ2Go Panel © 2002 ICQ Inc. All Rights Reserved. Use of ICQ2Go Panel is subject to the ICQ Terms of Service.


Sombras do Passado

sexta-feira, novembro 29, 2002

E tentando voltar este Blog à velha forma... Vamos fazer uma coisa que já tem tempo que não acontece por aqui...
Começando pelas atualizações.


Andei tomando umas decisões (muito bem acertadas, diga-se de passagem) nos últimos meses... Uma delas foi largar aquele vício maldito de fumar... nunca tinha pensado seriamente em parar (apesar de cansado de saber de todos os males que faz o cigarro), sou novo, e venhamos e convenhamos... fumar é MUITO gostoso (se não fosse não tinha tanta gente aí fumando), e ainda tinha um bom tempo pela frente antes de me preocupar em parar. Não preciso nem comentar o fato de que dentre os fumantes, o ato de fumar é a coisa mais social que existe, sempre que se fuma, se bate um papo, bebe alguma coisinha... ou vice versa... Enfim, fumava sim, e estava muito bem com aquilo. Numa brincadeira, combinei com uma amiga de parar de fumar no dia do meu aniversário... e num dos milhares de momentos em que a miha família me enchia o saco pelo fato deu fumar, contei essa "brincadeira"... algum tempo depois veio o incentivo... meu pai me disse que pagava uma viagem pra Europa se eu parasse de fumar... Quem me conhece sabe muito bem que viagem já é um GRANDE fraco... pra Europa então, nem se fala... e a brincadeira tomou um certo tom de verdade com o estímulo da viagem, e o que eu "soprava" da boca pra fora, começou a adquirir vontade própria... e eis que em 18 de Outubro de 2002, eu fumei meu último cigarro. No início foi phoda... aliais ainda é... sempre vem aquele desejozinho chato, que logo no início era desejozão quase incontrolável (e o pior é saber como seria bom ceder), mas conforme o tempo passa vai ficando mais e mais fraco, e cada vez menos frequente (e olha que ainda nem tem 2 meses). Sei que posso perder a minha força de vontade em algum momento ( e olha que sou mestre em não resistir as tentações)... já me peguei em certas horas planejando um tempo "ideal" para ficar sem fumar e poder voltar, e parar mais um tempo depois ( o que não acontece ) e todas as matemáticas para fumar um número X de cigarros ao dia para que não fizesse mal, mas para que eu pudesse manter o desejo de mais cigarros afastado (loukura total)... não tentem entender como essa cabecinha torpe funciona porque nem mesmo eu, que sou o dono dela, entendo !!!

Pra piorar a minha situação, ainda resolvi fazer dieta (ou no mínimo, controlar melhor a minha alimentação), o que só veio a somar para o stress... TODOS sabem que quando fazemos dieta fumamos mais (ou no mínimo temos mais vontades de), ou quando paramos de fumar... comemos mais (quem nunca ouviu? Todo mundo que pára de fumar engorda!)... são os tais mecanismos compensatórios... temos que arrumar alguma coisa para fazer com as mãos, alguma coisa para ter na boca - se me mandarem coments pornográficos serão deletados solenemente :) alguma válvula de escape para a ansiedade (ou sermos pessoas muito zen para aturar tudo sem ficar ansiosos - o que, definitivamente, não é o meu caso).

O negócio é que desde que parei de fumar, tenho me mantido bem... e até que resistido bem as vontades (e acreditem em mim, elas são sinistras). Não sou e nem pretendo ser um ex-fumante xiita, que se torna a pessoa mais insuportável do mundo ao sentir um cigarro aceso à quilômetros de distância, aliais pelo contrário, ainda estou na fase de cheirar mais fundo sempre que alguém acende um cigarro perto de mim (no início chegava a pedir pros meus amigos fumantes fumarem do meu lado, só preu sentir o cheirinho, enquanto eles estavam todos condoídos com o meu sofrimento em ter vontade, mas não fumar - hehehe). Pra colocar meus mecanismos compensatórios nos eixos, entrei pra academia, e comecei um certo controle alimentar (que fica mais ou menos rígido dependendo do stress no momento), e com isso, indo contra o que todos falaram já emagreci 4 quilos

Anyway, mesmo enquanto fumava sempre fiz campanha anti-tabagista (pelo menos pras minhas pacientes). Sei que fumar é gostoso, e que cada um sabe da sua vida... mas não custa nada aderir à campanhas que lutem contra, e tentam alertar do quão ruim é começar no fumo. É irracional, fazer uma coisa que sabidamente faz mal (e obviamente me incluo na categoria), mas longe de mim querer julgar qualquer um (pelo menos nesse aspecto eu sei olhar pro meu próprio rabo)... sei que sempre se começa numa busca por aceitação, ou numa busca de prazer, ou numa tentativa de se encaixar... qquer que seja o motivo... o id vence o racional, e fazemos besteira mesmo... entramos de sola (e ainda gostamos disso)

Tentando não perder o fio da meada (coisa que já fiz desde que comecei a escrever esse post - que aliais está enorme - acho que era uma necessidade que eu tinha de falar a respeito). Achei um endereço muito legal... um Blog anti-tabagista. Não tenho uma opinião tão radical quanto a parar de fumar... e a idéia de grupos de auto-ajuda me repele (acho isso horrível - como já ouvi de um amigo meu... eu sou autosuficiente demais), não consigo encarar o fumo como uma doença... um vício sim, no máximo, uma falha de caráter em não conseguir resistir ao que faz mal em troca do prazer (e volto a repetir, essa é uma das falhas que eu tenho, e tento remediar), mas por que não apoiar uma causa que traz benefício à todos (menos às empresas de cigarro), só por que não concordo com a maneira como se colocam as coisas, não quer dizer que o objetivo final não seja o mesmo. Então aqui está... um bannerzinho do Fumar Nunca Mais; um Blog destinado àqueles que já pararam ou que querem parar, ou que desejam que alguém querido pare de fumar. Achei o mais elgal de tudo, que tem banner para quem já parou, para quem está parando e até mesmo para aqueles guerreiros (por vezes, muitas vezes, chatos) que nunca fumaram, mas que fazem campanha contra.







PS: acho que ninguém vai ler esse post até o final... mas tudo bem... foi ótimo escrevê-lo.
PS2: no meio do post minha vontade era pegar a carteira e ir na rua comprar um maço de cigarro e fumar inteiro... agora que vou postá-lo, vou me arrumar e ir correndo pra academia :)



Comments: Postar um comentário